Recém-formado em Química pelo Liceu Eduardo Prado, de São Paulo, Silvio Freire entrou na Gessy-Lever em 1964 com a esperança de trabalhar no setor industrial. Para ficar próximo, aceitou a vaga disponível no recém-criado Departamento de Planejamento de Promoção e Merchandising, que acabou se tornando a sua grande escola profissional e o seu caminho de vida. Ficou 8 anos na Gessy-Lever e, nesse período, cursou a Escola Superior de Propaganda.

Silvio Freire fez parte do grupo de profissionais da Gessy-Lever que iniciou o Marketing moderno no Brasil, tornando-se um dos seus grandes especialistas em Promoção. Participou do desenvolvimento dos supermercados no país, da transformação dos atacados de balcão, farmácias, padarias e outros canais em semi-auto-serviço, do primeiro programa de Trade que deu a um atacado um caminhão como prêmio. Acompanhou e participou da divisionalização da empresa em Divisão Gessy, produtos de toalete e cuidado pessoal, e Divisão Lever, sabões e detergentes. Participou do lançamento de Doriana, o primeiro produto da Divisão de Alimentos e a primeira margarina “soft” do país, cujo conceito era “cremosa até gelada”, no planejamento e coordenação da operação de guerra que foi a entrega porta a porta do produto gelado.

Em sua vida profissional de mais de 4 décadas, totalmente dedicada à Promoção e ao Marketing, atendendo clientes dos mais variados segmentos, Silvio Freire desenvolveu técnicas próprias, como as campanhas “em cascata” que envolvem, em sequência programada, toda a cadeia de distribuição de produtos, com resultados potencializados; o vale-brinde múltiplo, patente que obteve em 1992, que permite a estimulação da venda de produtos até através de vendedores de atacados e varejos, com total controle da venda e da premiação; o Tabelão de Prêmios, sistema de premiação automática para canais de distribuição de todos os portes, entre outras.

Desenvolveu o sistema de planejamento integrado de Vendas, Comunicação e Promoção denominado Total Focus, que aplicou em clientes como a Spal/Panamco, engarrafadora Coca-Cola, que orientou os procedimentos a longo prazo para a distribuição dos produtos da empresa, considerando todos os canais de distribuição, todos os vendedores e promotores e todas as apresentações (SKU) de produtos, com resultados práticos no campo e no marketing que foram considerados excelentes e aplicados como norma operacional.

Criou e desenvolveu o conceito de produtos, como a Linha Infantil da Mônica, que se tornou o segundo maior produto da Phebo; o conceito das Linhas Coquetel, Festinha, Aniversário, Camping, para a Rochedo, juntando produtos individuais em conjuntos para usos específicos.

Em trabalhos de campo, foi criador e pioneiro na utilização do Merchandising de Reposição Cooperativo, com um promotor fixo no supermercado, atendendo a diversos produtos não concorrentes entre si, eliminando o tempo de deslocamento entre as lojas. Adaptou o conceito para todos os tamanhos de lojas, incluindo as pequenas, que eram atendidas por um único promotor, em pequenos roteiros de até 4 lojas, sem custo de veículo por residirem próximos, com perda mínima de tempo no trânsito.

Realizou várias campanhas nacionais de grande porte, como a degustação de Chá Lipton em supermercados, envolvendo preparação a quente na loja, resfriamento e serviço gelado; amostragem e degustação de Nescafé em pontos diferenciados; amostragem domiciliar porta-a-porta de Sopas Campbells, onde obteve 100% de comprovação de entrega a pessoas identificadas. Desenvolveu sistemas e relatórios que, pela sua construção, permitiram o controle preciso de cada item utilizado nas ações e consequentemente, a exatidão dos dados informados aos clientes.

Silvio Freire lecionou Promoção de Vendas no Curso de Comunicações da FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado, uma das melhores do país na época. Foi Gerente de Marketing da Divisão Ricard-Dubonnet e Gerente de Promoção e Merchandising da Seagram, que atendia como agência há uma década. Foi fundador da Factotum, empresa de Promoção da DPZ Propaganda, e da OMM – Ogilvy & Mather Merchandising, de onde saiu para fundar sua própria empresa, a Freire & Godoi, (www.freiregodoi.com.br) que tem 27 anos de mercado e segue operando e atendendo a clientes nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos, alguns dos quais desde seus primeiros dias de operação.

Em 91 criou uma segunda empresa, esta prestadora de serviços e comercial, hoje com 20 anos, a Freire & Godoi Comércio e Administração Promocional Ltda., para poder emitir notas fiscais com ICMS na venda e transporte de mercadorias e materiais, e assumir dessa forma a totalidade dos serviços de administração de campanhas. Com isso, seu cardápio de suporte promocional passou a incluir a compra da premiação, estocagem e a sua entrega aos ganhadores, em campanhas promocionais, de incentivo e de trade que chegaram a ultrapassar 25.000 prêmios por mês, em todo o território brasileiro. Disponibilizou também, aos clientes, um birô de atendimento 0800, coloquial e amigo, para atendimento às equipes de vendas e promoção, nas campanhas realizadas.

Agora acrescenta ao seu trabalho a transferência de sua experiência ao mercado através de treinamentos e palestras.